Seleção Brasil em Cena – 8a edição
Apresentação
De 20 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, estão abertas as inscrições para a oitava edição do projeto Seleção Brasil em Cena. Promovido pelo CCBB e patrocinado pelo Banco do Brasil, o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos dramaturgos.
Serão selecionados doze textos que receberão leituras dramatizadas a serem realizadas no CCBB do Rio de Janeiro, durante as quais será eleito um texto, por meio do voto dos diretores e do público. O autor vencedor será premiado com a encenação de seu texto com pauta num dos teatros do CCBB do Rio de Janeiro.
Não há limite para a quantidade de textos inscritos por candidato.
Os textos recebidos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais das artes cênicas e os nomes dos autores que inscrevem seus textos, serão conhecidos pelo júri somente após a escolha dos doze finalistas.
Desde sua criação, o Seleção Brasil em Cena recebeu mais de 1.700 textos de autores de todo o País e as leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro, tais como: Paulo de Moraes, Stella Miranda, Gilberto Gawronski, Guilherme Leme Garcia, Cesar Augusto, Marco André Nunes, dentre outros. Ao longo das sete edições anteriores, quase 350 atores indicados por renomadas escolas de teatro participaram das leituras e encenações.
O texto “A Tragédia de Ismene” foi o vencedor da 1ª edição, em 2007. O espetáculo “É Samba na Veia é Candeia”, de Eduardo Riecche, vencedor da 2ª edição, recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2009, uma delas a de melhor texto, sendo premiado como a melhor direção musical. Em 2011 o espetáculo “Tempo de Solidão”, de Márcia Zanellatto (texto vencedor da 3ª edição) foi escolhido um dos 10 melhores do ano pelo jornal O Globo, e em 2012 o espetáculo “Não me diga Adeus”, de Juliano Marciano (texto vencedor da 4ª edição) foi indicado ao Prêmio SHELL de Melhor Direção Musical. Na 5ª edição do concurso tivemos a montagem dos textos vencedores “Arresolvido”, de Ronaldo Ventura, que cumpriu segunda temporada e “Sexton”, de Helena Machado e Juliana Shimitz, convidado a participar do Festival Internacional Cena Contemporânea, em Brasília. Na 6ª edição foram premiados os textos “Camélia”, escrito por Ronaldo Ventura e “Casarão ao Vento” de Francisco Alves e na ultima edição que aconteceu também nas cidades de Brasília e Belo Horizonte foram premiados os textos “A Tropa” de Gustavo Pinheiro e “Um Caminho para Sara” e “Princípios Transgredíveis para Amores Precários” ambos de Thales Falabella.
Além de contribuir para formação de plateia, o projeto tem ainda, como subproduto, o mérito de inserir novos atores, provenientes de escolas de teatro, no mercado de trabalho, uma vez que as leituras dramatizadas e encenações protagonizadas por eles, os põem em contato direto com diretores renomados e o público em geral.
Leia a íntegra do regulamento do concurso e faça a sua inscrição aqui no site.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos com a coordenação da mostra nos seguintes canais:
email: contato@selecaobrasilemcena.com.br
Escrevendo no titulo da mensagem: Seleção Brasil em Cena 8ª Ed. – DÚVIDA
Telefones: (21) 3594-0988 e (21) 3594-0979, segunda a sexta, das 10 às 18h.